Workshop de Timelapse (Porto)

Workshop de Timelapse (Porto)

O timelapse, baseado em fotografia, é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido.

Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). Alterações que normalmente surgem como subtis aos nossos olhos, como o movimento das nuvens, do sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes. A técnica de timelapse é hoje bastante usada para os mais variados fins, nomeadamente filmes, publicidade a produtos ou institucional (empresas), divulgação turística, registo de construções de grandes obras, etc.

No decorrer do Workshop, serão exploradas ferramentas, técnicas e conceitos envolvidos na criação de grandes vídeos de timelapse. Irá aprender a usar e escolher o equipamento certo, a obter as configurações corretas para a sua câmera, a editar e arquivar as sequências de fotografias. Durante o Workshop terá a possibilidade de experimentar os equipamentos “Stage One e Stage R” durante as sessões de captura no terreno.

Assista ao Timelapse de Paulo Ferreira, formador do Workshop:

Objetivos
– Conceder aos formandos, conhecimentos teórico-práticos avançados, acerca do processo de criação de timelapses.

O Workshop está dividido em 4 módulos:
Módulo 1 – Teórico (interior). Explanação teórica das bases necessárias para se compreender o processo de criação do timelapse ou “plano simples”.
Módulo 2 – Prático (exterior). Saída para o exterior para a captação de imagens tendo em vista a criação de timelapses.
Módulo 3 – Prático (interior). Tratamento das imagens e compilação em vídeo, para posterior arquivamento.
Módulo 4 – Prático (interior). Produção de um vídeo (com recurso a software específico) cuja composição terá por base os planos registados por cada participante e que serão usados para compor um vídeo de cerca de 2 minutos.

Metodologia
A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo.

Modelo de avaliação da ação
A formação será avaliada pelos formandos através de um formulário fornecido pela Entidade Formadora.

Destinatários/ Pré-requisitos
Este workshop é de nível intermédio. São necessários conhecimentos sobre as principais funções do seu equipamento, nomeadamente o controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor.

Equipamento necessário
Os formandos devem dispor de uma câmera fotográfica digital que permita o completo controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor e um tripé estável. Caso possuam, deverá trazer um intervalómetro (não obrigatório).

Certificado
É atribuído aos formandos que frequentem no mínimo 70% das sessões de formação, um Certificado de Frequência de Formação.

Valor
€ 295,00, a pronto pagamento.
Isento de IVA ao abrigo do nº 15 do Artº 9 do CIVA.
Beneficiam de um desconto de 10% os antigos e atuais formandos do IPF e os inscritos ao abrigo do programa “Traga um Amigo” (descontos não acumuláveis).

Calendário
Início: Pedir mais informações
Término: Pedir mais informações
Horário: Pedir mais informações

Saiba como se inscrever, aqui


Características

  • Sessões 4
  • Testes 0
  • Duração 24 horas
  • Nível Todos os níveis
  • Idioma Português
  • Formandos 0
  • Avaliações Sim
  • Conteúdo programático 0/4

    • Sessão1.1
      Conceitos fundamentais de timelapse e “hyperlapse”;
    • Sessão1.2
      Técnicas e equipamentos para registo de timelapse;
    • Sessão1.3
      Captura, seleção e edição de um plano;
    • Sessão1.4
      Pós-produção: principais conceitos sobra a manipulação e edição em massa de sequências de fotografias.