Workshop de Projeto Fotográfico (Porto)

Workshop de Projeto Fotográfico (Porto)

A contemporaneidade artística e o sentido ampliado das linguagens visuais de hoje, desafiam fotógrafos e pensadores do fotográfico a constantes reestruturações, propostas e discursividades para o meio.

Partindo sempre de cada Formando, o Workshop de Projeto Fotográfico propõe, através de uma metodologia prática reflexiva e suportado em autores de charneira dos últimos anos, provocar o sentido criativo, atualizar o sentido crítico da prática fotográfica e lançar alguma luz sobre as grandes questões do fotográfico contemporâneo.

Objetivos
– Analisar e interpretar textos acerca da fotografia, do discurso fotográfico e que toquem de alguma forma a questão do fotográfico;
– Construir planos de leitura e visualização de obra visual (filmográfica, pictural, videográfica, gráfica, animação, fotográfica, escultórica e outra) que possa ser relevante ao plano de estudos;
– Analisar e interpretar imagens, estudos fotográficos, projetos e trabalhos de fotógrafos e associações de fotógrafos nacionais e estrangeiros contemporâneos;
– Apresentar argumentada e contra argumentadamente, pela turma e pelo formador, projetos desenvolvidos durante o período letivo.

Metodologia
A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo.

Modelo de avaliação da ação
A formação será avaliada pelos formandos através de um formulário fornecido pela Entidade Formadora.

Destinatários/ Pré-requisitos
Este workshop é de nível intermédio. São necessários conhecimentos sobre as principais funções do seu equipamento, nomeadamente o controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor.

Equipamento necessário
Os formandos devem dispor de uma câmera fotográfica digital que permita o completo controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor, preferencialmente uma câmera do tipo DSLR, Bridge ou Mirrorless.

Certificado
É atribuído aos formandos que frequentem no mínimo 70% das sessões de formação, um Certificado de Frequência de Formação.

Valor
€ 215,00, a pronto pagamento.
Isento de IVA ao abrigo do nº 15 do Artº 9 do CIVA.
Beneficiam de um desconto de 10% os antigos e atuais formandos do IPF e os inscritos ao abrigo do programa “Traga um Amigo” (descontos não acumuláveis).

Calendário
Início: Pedir mais informações
Término: Pedir mais informações
Horário: Pedir mais informações

Saiba como se inscrever, aqui

Características

  • Sessões 4
  • Testes 0
  • Duração 24 horas
  • Nível Todos os níveis
  • Idioma Português
  • Formandos 63
  • Avaliações Sim
  • Conteúdos Programáticos 0/4

    • Sessão1.1
      Discussão sobre a direcção de cada projecto individual
    • Sessão1.2
      Crítica individual e colectiva dos portefólios ou projectos
    • Sessão1.3
      Edição dos trabalhos produzidos
    • Sessão1.4
      Referências bibliográficas e visuais relevantes para os projectos