Workshop de Fotografia Documental (Porto)

Workshop de Fotografia Documental (Porto)

[Fotografia de Rodrigo Antunes]

A construção da mensagem como objeto documental é para muitos fotógrafos um dos grandes objetivos da fotografia. A possibilidade de contar a história de um grupo social, de uma região ou mesmo uma história individual é uma forma de registar acontecimentos e um importante meio de expressão pela via da fotografia. Ao longo da história, vários Fotógrafos, através do seu trabalho, enriqueceram a nossa memória coletiva.

No Workshop de Fotografia Documental os formandos são desafiados a explorar as suas histórias, a dar sentido documental às suas ideias fotográficas e a avaliar a melhor forma de difundir o seu trabalho.

Este Workshop é dirigido às pessoas com experiência na área da fotografia que pretendam desenvolver os projectos pessoais na vertente da fotografia documental. Através de um discurso prático os formandos serão conduzidos pelo formador a construírem as suas histórias de acordo com as linhas visuais que pretendem explorar.

Objetivos
– Efetuar uma pesquisa sobre determinada temática e fundamentar o trabalho a desenvolver;
– Gerir as fases de produção de um projeto de fotografia documental;
– Apresentar um projeto de fotografia documental em suporte impresso e através de canais multimédia.

Metodologia
A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo.

Modelo de avaliação da ação
A formação será avaliada pelos formandos através de um formulário fornecido pela Entidade Formadora.

Destinatários/ Pré-requisitos
Este workshop é de nível intermédio. São necessários conhecimentos sobre as principais funções do seu equipamento, nomeadamente o controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor.

Equipamento necessário
Os formandos devem dispor de uma câmera fotográfica digital que permita o completo controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor, preferencialmente uma câmera do tipo DSLR, Bridge ou Mirrorless.

Certificado
É atribuído aos formandos que frequentem no mínimo 70% das sessões de formação um Certificado de Formação Profissional emitido pelo SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

Valor
€ 320,00, a pronto pagamento.
Isento de IVA ao abrigo do nº 15 do Artº 9 do CIVA.
Beneficiam de um desconto de 10% os antigos e atuais formandos do IPF e os inscritos ao abrigo do programa “Traga um Amigo” (descontos não acumuláveis).

Calendário
Início: Pedir mais informações
Término: Pedir mais informações

Saiba como se inscrever, aqui


Características

  • Sessões 3
  • Testes 0
  • Duração 36 horas
  • Nível Todos os níveis
  • Idioma Português
  • Formandos 96
  • Avaliações Sim
  • Conteúdo programático 0/3

    • Sessão1.1
      História do fotojornalismo e exemplos de projectos de fotografia documental;
    • Sessão1.2
      Produção de um projecto de fotografia documental: logística, pesquisa e pós-produção;
    • Sessão1.3
      Edição e segmentação da narrativa fotográfica de acordo com canais de apresentação multimédia e suportes impressos.