Workshop de Fotografia e Direito (Lisboa)

Workshop de Fotografia e Direito (Lisboa)

[Fotografia de Vitor Cid]

O que se pode fotografar? Quais os limites que devo respeitar?
O que é o direito à imagem? E a reserva de privacidade? Devo preocupar-me com o tratamento de dados pessoais?
Posso fotografar a propriedade privada? Que limites existem à fotografia em locais públicos? E em locais de acesso público?
Quais os poderes de intervenção dos agentes de autoridade?
Que direitos assistem ao fotógrafo enquanto autor? Como posso proteger-me?

Estas são algumas das questões a que este workshop procura responder.
No Workshop de Fotografia e Direito são analisados diferentes aspetos jurídicos relacionados com a atividade do fotógrafo, profissional ou amador, realçando os cuidados a ter antes de fotografar, os direitos que lhe assistem durante o trabalho e após a sua conclusão, explicando o que fazer para se proteger.
São igualmente analisados aspetos referentes aos direitos de autor e direitos conexos que assistem ao fotógrafo enquanto criador artístico, incluindo na disponibilização de imagens através da Internet.

Objetivos
– Compreender quais são os direitos e deveres de um fotógrafo;
– Elaborar um contrato de prestação de serviços de fotografia.

Metodologia
A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo.

Modelo de avaliação da ação
A formação será avaliada pelos formandos através de um formulário fornecido pela Entidade Formadora.

Destinatários/ Pré-requisitos
Este workshop é de nível intermédio. Dirigido a todas as pessoas, independentemente dos seus conhecimentos em fotografia.

Certificado
É atribuído aos formandos que frequentem no mínimo 70% das sessões de formação, um Certificado de Frequência de Formação.

Valor
€ 95,00 a pronto pagamento.
Isento de IVA ao abrigo do nº 15 do Artº 9 do CIVA.
Beneficiam de um desconto de 10% os antigos e atuais formandos do IPF e os inscritos ao abrigo do programa “Traga um Amigo” (descontos não acumuláveis).

Calendário
Início: Novas datas em breve– Estão abertas as inscrições
Término: Novas datas em breve

Inscrição
A inscrição pode ser feita na Secretaria do IPF ou por e-mail (ipf.lisboa@ipf.pt) pela entrega da Ficha de Inscrição e pelo pagamento da quantia que for devida.

O pagamento pode ser feito na Secretaria do IPF, em numerário ou cheque, ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0010 0000 2442 5950 0014 7.

O IPF só se obriga à abertura de cursos que tenham pelo menos 12 inscrições. Caso a formação não tenha início e o pagamento tenha sido efetuado, o IPF devolverá esse valor.

Características

  • Sessões 0
  • Testes 0
  • Duração 12 horas
  • Nível Todos os níveis
  • Idioma Português
  • Formandos 0
  • Avaliações Sim
Curriculum is empty.