Curso Profissional de Fotografia (Lisboa)

[Fotografia de João Ferreira]
Descrição do curso
O Curso Profissional de Fotografia visa a formação cultural, visual e técnica de quem pretende ser fotógrafo profissional ou procura a Fotografia como forma de expressão pessoal. É um contributo indispensável para a formação crítica e analítica dos profissionais que trabalham com imagens.
Objetivos
- Escolher as melhores condições criativas e técnicas para o trabalho a realizar;
- Controlar a iluminação do assunto a fotografar;
- Fazer o tratamento digital das imagens;
- Proceder ao arquivo e transmissão dos ficheiros produzidos;
- Analisar a imagem fotográfica sobre os aspetos técnico e visual;
- Desenvolver e editar projetos fotográficos;
- Usar os elementos estruturais da linguagem plástica na composição das suas fotografias.
Estrutura curricular
Com aulas teóricas, práticas e teórico-práticas e trabalho de campo o Curso Profissional de Fotografia está organizado, antes de mais, em três partes: Área de formação geral, Área de formação especializada e Trabalho Final de Curso.
A Formação Geral é constituída pelas disciplinas nucleares que qualquer fotógrafo tem que conhecer e dominar: são os alicerces técnicos, visuais e culturais do fotógrafo.
A área de Formação Especializada trabalha sobre esses alicerces e, como o próprio nome diz, é o lugar de algumas das matérias ligadas ao exercício profissional da fotografia.
O Trabalho Final é o ponto de encontro onde cada formando junta, livre e independente de pressões ditadas pelo decorrer do Curso, a sua vontade de criar um primeiro conjunto de fotografias, pessoais e inéditas, com os saberes que acumulou.
Forma de organização da formação
A formação proporcionada pelo Curso é presencial, sujeita a avaliação e a regime de faltas, e decorre em sala de aula, laboratório, estúdio ou em espaço exterior. É complementada pela programação cultural que habitualmente decorre no IPF.
Pré-requisitos
Sensibilidade para a expressão visual, conhecimentos básicos de informática e o 9º ano de escolaridade.
Equipamento necessário
O IPF faculta o equipamento fixo necessário para o Curso.
Os formandos devem dispor de uma câmera fotográfica digital reflexa ou mirrorless, de objetivas intermutáveis, com controlo manual de sensibilidade, de focagem, de aberturas e de tempos de exposição, de um tripé e de um flash TTL. Outros equipamentos e consumíveis são da responsabilidade dos formandos.
Saídas profissionais
Fotojornalista, fotógrafo publicitário, fotógrafo de moda, técnico de tratamento e impressão digital, fotógrafo de arquitetura, entre outras.
Certificado
É atribuído aos formandos que tiverem aproveitamento o Certificado de Formação Profissional emitido pelo SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.
Duração / Início
759 horas.
Início: 20 de janeiro de 2020 — Estão abertas as inscrições
Término: julho de 2021
Horário: de 2.ª a 6.ª feira, de tarde (15h00-18h00), ou pós-laboral (20h00-23h00).
Observam-se as férias do ensino oficial, os feriados nacionais e os feriados municipais.
Inscrição
A inscrição é feita presencialmente ou por correio, postal ou electrónico, e torna-se efetiva pelo preenchimento da ficha de inscrição e pelo pagamento dos valores devidos.
Devem ser apresentados o bilhete de identidade ou cartão de cidadão, o cartão de contribuinte e uma fotografia tipo passe.
Valores e regimes de pagamento
O IPF só se obriga à abertura de cursos que tenham pelo menos 12 inscrições.
Características
- Sessões 7
- Testes 0
- Duração 759 horas
- Nível Iniciante
- Idioma Português
- Formandos 273
- Avaliações Sim
-
Área de Formação geral