Se já possui competências técnicas e compositivas sólidas e pretende conhecer áreas especializadas da fotografia, o Curso Especializado de Fotografia é para si.

Com uma equipa de formadores experientes, com competências técnicas e pedagógicas consolidadas em mais de 50 anos de experiência, o Curso Especializado de Fotografia, assenta numa metodologia de proximidade e excelência.

Este curso é, então, composto por um conjunto de módulos especializados que visam atribuir aos alunos conhecimentos específicos em diversas áreas da fotografia, a criação de um portefólio diversificado, assim como conhecimentos em outras áreas essenciais para quem pretende trabalhar na área da fotografia.

Estas são as áreas em que poderá desenvolver o seu conhecimento:

Lisboa

Aqui a palavra-chave é “escolha”. Tão importante como realizar um conjunto de fotografias é saber escolher quais as que serão apresentadas, de forma a criar um corpo de trabalho significativo. Este é um passo essencial na construção de um discurso fotográfico coerente.
Os alunos aprendem os diferentes tipos e técnicas de realização da fotografia de arquitetura, a identificar os diversos ambientes, volumes e formas do fotografado.
Nesta fase, o trabalho em estúdio e com utilização de luz artificial ou natural torna-se temático. Desde a conceptualização da sessão, à direção de modelos e coordenação de trabalho com stylist, make-up e cabelos, os alunos desenvolvem a sua capacidade de produzir imagens criativas e inovadoras para ilustrar e divulgar roupas, acessórios e estilos de vida.
As técnicas de fotografia em estúdio continuam a ser desenvolvidas na disciplina de Fotografia de Publicidade. Para além das questões puramente técnicas relacionadas com este tipo de fotografia, os alunos desenvolvem também a capacidade de intervir no desenvolvimento de campanhas publicitárias, percebendo o papel do fotógrafo nesta área.
Focada nos aspetos técnicos, práticos e éticos do fotojornalismo, os alunos desenvolvem trabalho que vai desde a cobertura de eventos, até ensaios de reportagem de curta duração. Lecionada por fotojornalistas ativos no mercado, esta disciplina permite aos alunos um primeiro contacto com o dia a dia do trabalho fotojornalístico, desde a captura das imagens à edição e publicação em diversos meios.
A evolução dos novos media exige dos fotógrafos uma particular atenção à construção de novos tipos de narrativas, em particular das multimédia. Nesta disciplina, para além dos conceitos relacionados com à criação e compreensão da estrutura narrativa e da sua linguagem, os alunos aprendem a produzir, desde a conceção à realização, um projeto audiovisual. Cada aluno é encorajado a definir o seu objetivo criativo e a explorar novos instrumentos e possibilidades de criação de trabalho.
Gestão de cor e preparação dos ficheiros para impressão. Tratamento dos ficheiros digitais para diferentes tipos de impressão. Gestão e criação de portefólios para diversos fins.
Aqui são abordadas questões relacionadas com o trabalho autoral, da produção à circulação de fotografias. Nesta fase, os alunos são desafiados a levar a sua produção fotográfica ainda mais longe, conceptualizando e produzindo diversos projetos fotográficos e apresentando-os em diversos formatos (desde os livros de fotografia à exposição).
Tão importante como criar trabalho de elevada qualidade é ter a capacidade de fazê-lo chegar à audiência certa. Quer seja através de meios mais tradicionais ou da presença online, a criação de uma marca e de uma estratégia de marketing é absolutamente essencial para fotógrafo profissional. Estratégias para criar e manter relações comerciais são os tópicos desta disciplina.

Porto

Os alunos aprendem os diferentes tipos e técnicas de realização da fotografia de arquitetura, a identificar os diversos ambientes, volumes e formas do fotografado.
Nesta fase, o trabalho em estúdio e com utilização de luz artificial ou natural torna-se temático. Desde a conceptualização da sessão, à direção de modelos e coordenação de trabalho com stylist, make-up e cabelos, os alunos desenvolvem a sua capacidade de produzir imagens criativas e inovadoras para ilustrar e divulgar roupas, acessórios e estilos de vida.
As técnicas de fotografia em estúdio continuam a ser desenvolvidas na disciplina de Fotografia de Publicidade. Para além das questões puramente técnicas relacionadas com este tipo de fotografia, os alunos desenvolvem também a capacidade de intervir no desenvolvimento de campanhas publicitárias, percebendo o papel do fotógrafo nesta área.
Focada nos aspetos técnicos, práticos e éticos do fotojornalismo, os alunos desenvolvem trabalho que vai desde a cobertura de eventos, até ensaios de reportagem de curta duração. Lecionada por fotojornalistas ativos no mercado, esta disciplina permite aos alunos um primeiro contacto com o dia a dia do trabalho fotojornalístico, desde a captura das imagens à edição e publicação em diversos meios.
A evolução dos novos media exige dos fotógrafos uma particular atenção à construção de novos tipos de narrativas, em particular das multimédia. Nesta disciplina, para além dos conceitos relacionados com à criação e compreensão da estrutura narrativa e da sua linguagem, os alunos aprendem a produzir, desde a conceção à realização, um projeto audiovisual. Cada aluno é encorajado a definir o seu objetivo criativo e a explorar novos instrumentos e possibilidades de criação de trabalho.
Gestão de cor e preparação dos ficheiros para impressão. Tratamento dos ficheiros digitais para diferentes tipos de impressão. Gestão e criação de portefólios para diversos fins.
Aqui são abordadas questões relacionadas com o trabalho autoral, da produção à circulação de fotografias. Nesta fase, os alunos são desafiados a levar a sua produção fotográfica ainda mais longe, conceptualizando e produzindo diversos projetos fotográficos e apresentando-os em diversos formatos (desde os livros de fotografia à exposição).
Tão importante como criar trabalho de elevada qualidade é ter a capacidade de fazê-lo chegar à audiência certa. Quer seja através de meios mais tradicionais ou da presença online, a criação de uma marca e de uma estratégia de marketing é absolutamente essencial para fotógrafo profissional. Estratégias para criar e manter relações comerciais são os tópicos desta disciplina.
Nesta disciplina os alunos aprendem a operar sistemas fotográficos de banco óptico e as vantagens da sua utilização para o desenvolvimento de capacidades técnicas e criativas.
Conhecimentos básicos de legislação aplicável, práticas contratuais e enquadramento jurídico da prática fotográfica.

Duração

354 horas

Início: Janeiro de 2021 — Estão abertas as inscrições
Término: Julho de 2021

Forma de organização da formação

A formação proporcionada pelo Curso é maioritariamente presencial, em sala de aula, laboratórios digital, estúdio ou em espaço exterior, sendo on-line sempre que se justifique. É complementada pela programação cultural que habitualmente decorre no IPF (conferências, palestras, exposições, concursos, entre outros).

Pré-requisitos

Sólidas competências técnicas, compositivas e de pós-produção ao nível da Fotografia.

O processo de seleção envolve análise de portefólio e entrevista.

Equipamento necessário

Os formandos devem dispor de uma câmera fotográfica digital com objectivas intermutáveis e controlo manual de sensibilidade, focagem, aberturas e tempos de exposição. Devem dispor ainda de um tripé, de um flash TTL e um computador portátil, com o software da Adobe Creative Cloud.

Saídas profissionais

  • À saída do Curso, os formandos poderão realizar atividades relacionadas com a fotografia de arquitetura, realizar fotografia publicitária diretamente para clientes ou agências de publicidade;
  • Fazer retratos em exterior e em estúdio;
  • Fotografar moda para revistas, catálogos e editoriais;
  • Executar reportagens de fundo, ou grandes reportagens para a imprensa;
  • Editar e tratar digitalmente as suas imagens ou de outros autores;
  • Construir narrativas multimédias;
  • Desenvolver projetos de autor.

Certificado

É atribuído aos formandos que tiverem aproveitamento o Certificado de Formação Profissional emitido pelo SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa.

Candidatura

A candidatura pode ser feita presencialmente nas instalações do IPF ou por e-mail (ipf.lisboa@ipf.pt ou ipf.porto@ipf.pt). Torna-se efetiva pelo preenchimento da ficha de candidatura e pelo pagamento do valor devido.

Deve ser apresentada carta de motivação, curriculum e portefólio impresso, com o mínimo de 20 fotografias que evidenciem sólidas competências de técnica e estética fotográfica, iluminação artificial e construção de projectos fotográficos.

Será realizada uma entrevista aos candidatos considerados aptos na avaliação do portefólio.

Na avaliação do portefólio serão considerados os seguintes parâmetros: organização dos trabalhos, desenvolvimento de ideias, qualidade e variedade dos trabalhos.

Valor da Candidatura

€ 250,00

Valores e regimes de pagamento

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