História

5 décadas de experiência em formação na área da Fotografia

Visão

Ensinar a expressar cada forma de olhar.

Missão

Promover a Fotografia através da Formação, Atividade Cultural e Prestação de serviços a Amadores, Profissionais, Empresas e Sociedade em geral, baseando-se numa cultura organizacional que promove o Sentido de Comunidade, Criatividade, Inovação e Crescimento Pessoal e Profissional dos colaboradores.

Valores

Sentido de Comunidade. Credibilidade e Procura da Excelência. Criatividade e Inovação.


Formação em Fotografia

Nos seus quase 50 anos de atividades ininterrupta, o IPF consolidou os objetivos e os sonhos que lhe deram origem e que fazem parte do seu ADN.

Instituição de formação de referência. O ensino da Fotografia em Portugal começou com o IPF há quase 50 anos e essa é a sua razão de ser. Como instituição de formação, o IPF é uma entidade reconhecida pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e por várias entidades pela excelência do ensino e como referência na área da Fotografia.

Atividade de âmbito nacional. O IPF está sediado em Lisboa e desde o ano 2000 conta com instalações no Porto. O IPF leva a Fotografia onde houver pessoas interessadas em saber mais e em explorar as suas aptidões técnicas e artísticas com a câmera fotográfica. O IPF já organizou ações de formação em Coimbra, Tomar, Alverca, Albarraque, Golegã, Cruz de Pau, Vila Franca de Xira, Palmela, Ferragudo, Sines, Vila Real, Faro e Funchal.

Ensino universal: Abrimos as ações de formação no âmbito da fotografia a quem aspira exercer a fotografia como profissão, mas também ao simples possuidor de uma câmera fotográfica que apenas deseja saber como utilizá-la, aproveitando as suas capacidades técnicas e estéticas. O IPF tem também uma ampla oferta formativa para todas as idades, incluindo os mais jovens, a partir dos seis anos. Todos estão convidados a abrir os olhos para as surpresas da luz, para a magia do laboratório e para o gosto de fotografar.

Atividade cultural, técnica e parcerias

Em Portugal o IPF é a única instituição de Fotografia que promove anualmente um programa cultural público, gratuito e consistente em Fotografia, com palestras e exposições de autor e escolares.

O Instituto Português de Fotografia editou diversos álbuns de autor e obras técnicas.

  • Autoria do documento relativo à indexação bibliográfica de obras da área da Fotografia (Terminologia Controlada para Indexação de Obras na Área da Fotografia), no âmbito do Projecto CLIP (Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português),

  • Autoria das normas portuguesas originais sobre Vocabulário da Fotografia e sobre Concursos de Fotografia (normas NP 4459:2015 e NP 4496: 2010);

  • Parceria com instituições públicas e privadas de grande prestígio, quer sejam de natureza cultural, associativo ou comercial: o IPF está ligado à Biblioteca Nacional como cooperantes e no Projeto CLIP, estamos, entre outras, com instituições universitárias, a Biblioteca Nacional e a Fundação Calouste Gulbenkian;

  • Parceria com o Centro Universitário Senac, de São Paulo;

  • Membro na Comissão 11 (CS/11 - Comissão Sectorial para a Educação e Formação), do Instituto Português da Qualidade;

  • Reconhecido como Organismo de Normalização Sectorial para a Fotografia tendo, nesta qualidade, assento na comissão técnica 42, Photography, da International Organization for Standardization (ISO);

  • Publicação mensal do jornal virtual “Contacto”, enviado a cerca de 11900 subscritores

  • Reportagem RTV sobre o IPF