A sua presença nesta página web do Instituto Português de Fotografia é, para nós, motivo de satisfação, pois irá dar-lhe a oportunidade de conhecer a primeira escola de Fotografia do Portugal, a sua proposta formativa e as actividades culturais que tem desenvolvido ao longo de quase 50 anos de existência.

Na listagem da nossa oferta formativa verá que o IPF procura satisfazer diversos níveis de formação: desde workshops e acções pensadas para entusiastas da fotografia, à preparação completa para a vida profissional, com diversas especializações.

O IPF é, na Fotografia, uma instituição com um programa de acção cultural regular e coerente: publicação de álbuns de autor e de textos didácticos, organização de palestras temáticas, apresentação de exposições dos seus formandos e de autor (de fotógrafos nacionais e estrangeiros), assim como organização de eventos nas suas instalações em Lisboa e no Porto e em diversas localidades do País.

Verá, também, neste site, que o IPF é acreditado como Entidade Formadora pela Direcção-Geral do Emprego e do Trabalho e que o Instituto Português da Qualidade o admitiu na Comissão Sectorial 11 (Educação e Formação) e o reconheceu como Organismo de Normalização para a Fotografia.

Por tudo isso, e também por testemunhos pessoais que aqui poderá encontrar, concluirá que o IPF é uma instituição merecedora da sua confiança.

Creio que, em breve, poderei vir a dizer-lhe “Seja bem-vindo ao IPF”.

A. de Moraes Sarmento